Detergente Caseiro Ecológico
Diariamente usamos produtos para limpar a casa que, além de contaminarem o ambiente, acabam também por nos contaminar a nós e à nossa família com substâncias quimicas e toxinas que prejudicam o nosso organismo, de uma forma que provavelmente está para além daquilo que imaginamos.
Muito recentemente um estudo realizado pela Universidade de Bergen, na Noruega, veio chamar a atenção para os malefícios do uso continuado de detergentes, referenciando que mulheres que trabalham profissionalmente na área das limpezas ou que usam produtos de limpeza com frequência, apresentam uma deteriorização acentuada da sua capacidade pulmunar, comparada ao desgaste provocado pelo consumo continuado de tabaco.
Nos posts "Lindos e limpos mas envenenados" e em Como fazer desodorizante 100% eficaz eu falei um pouco sobre este tema, nomeando alguns compostos que estão presentes nos produtos de higiene e limpeza que usamos diariamente.
Destaco a Dietanolamina (DEA), o Lauril sulfato de sódio (SLS), o Ticlosan e as Fragrâncias, todos agentes que fazem parte dos detergentes e que são responsáveis por inúmeras alergias, alterações a nível muscular e neurológico, problemas oculares, alterações hepáticas, estando até associados a cancros, entre outros.
Confesso que esta questão me preocupa bastante, principalmente por ter crianças pequenas em casa. Assim, e depois de umas pesquisas, passei a usar ocasionalmente vinagre de vinho branco (ou de cidra) para limpar, junto com sumo de limão e bicabornato de sódio.
O limão é conhecido por ser um poderoso antiséptico e deixa um aroma agradável.
O vinagre tem uma alta concentração em ácido acético, o que lhe confere capacidades desinfectantes e desengordurantes.
O bicabornato de sódio tem propriedades anti-bacterianas e é muito útil para neutralizar odores e remover gorduras.
Além de serem ecologicamente correctos e terem muitos usos na limpeza, fui aprendendo cada vez mais a gostar destes ingredientes, em particular para lavar o chão da casa. Com o tempo desenvolvi a minha própria receita, e estou muito satisfeita pois adoro o cheiro que deixa! Além disso, quando o chão seca não se sente o cheiro do vinagre, e o chão fica limpo e brilhante.
Para 5 litros de água quente uso:
- Sumo de 2 limões médios;
- 1 colher de sopa de bicabornato de sódio;
- Entre 1/2 copo de vinagre a 1 copo;
- Umas gotinhas de óleo essencial de alfazema + óleo essencial de limão+ óleo essencial de Bergamota. (Estes óleos servem principalmente para dar um odor agradável ao detergente)
Experimente para ver se gosta, ou tente adequar a receita ao seu gosto pessoal. Depois conte como correu!
Até breve!
P.S. Deixo alguns links para quem estiver interessado em ler mais sobre este assunto.
http://www.uib.no/en/news/115228/household-cleaning-can-be-bad-smoking-lung-function
http://www.thoracic.org/about/newsroom/press-releases/resources/women-cleaners-lung-function.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29451393
http://bastyr.edu/news/health-tips/2014/08/5-common-household-toxins-avoid