Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NaturalGuru

Blog 100% Saudável. Biológico, Ecológico, Fisiológico. Muitas vezes Vegan e Isento de Glúten. Sempre Natural.

NaturalGuru

Blog 100% Saudável. Biológico, Ecológico, Fisiológico. Muitas vezes Vegan e Isento de Glúten. Sempre Natural.

Mousse de chocolate com abacate

mousse.jpg

 

Enquanto procurava receitas de cremes caseiros, encontrei uma receita de mousse de chocolate que parece pecado, mas não é! Esta mousse é feita com abacate, e pareceu-me tão saudável e apetitosa que decidi experimentar. Além do abacate esta receita extremamente simples leva cacau cru, mel, água, sementes de chia e canela (opcional), tudo ingredientes com imensos benefícios nutricionais, principalmente se forem de origem biológica. No final do post descrevo brevemente as propriedades de cada um dos alimentos, mas por agora deixo apenas a receita.

 

- 2 abacates;

- 1 chavena de cacau cru em pó (como não tinha cacau cru em casa usei cacau em pó, natural, de boa qualidade, e fui adicionando a gosto);

- ¼ de chávena de água;

- 5 colheres de sopa de mel;

- 5 colheres de sopa de sementes de chia;

- ½ colher de chá de canela (opcional)

  1. Desfaz-se os abacates até que estes fiquem com o aspecto de uma papa suave, (eu coloquei o abacate em pedaços na picadora, e o resultado foi uma papa muito cremosa! )
  2. Junta-se o cacau, a água e o mel, mexendo sempre até obter a consistência desejada. Eu opto por não colocar a quantidade de cacau que a receita supostamente leva, em vez disso vou adicionando a gosto, assim como o mel. Se não quiser usar o mel pode utilizar geleia de arroz ou o néctar de agave. Nesse caso convém mesmo ir provando para não ficar demasiado doce ou muito amargo.
  3. Por último adiciona-se as sementes de chia e a canela.  As sementes de chia dão corpo à mousse.

 

 

Agora é só fazer e saborear, sem sentimentos de culpa!

Não se esqueça de ler sobre as propriedades dos alimentos que constituem esta mousse...afinal devemos sempre saber o que estamos a comer!

 

Propriedades e benefícios dos alimentos da receita:

 

O abacate é um fruto muito rico em gorduras, nomeadamente ómega 3, bom para a actividade cerebral e funcionamento cardiovascular, rico em fibras e antioxidantes importantes no combate ao envelhecimento celular. O abacate é recomendado durante a gravidez pelo ómega 3, importante no desenvolvimento cerebral do feto e por conter uma considerável quantidade de ácido fólico, fundamental no desenvolvimento do tubo neural do feto e prevenção de anemias.

O cacau cru é considerado um Super Alimento, pode ser encontrado  em pó, em pepitas e em bocados maiores comparáveis a feijões. Fonte de diversas vitaminas e minerais, tais como:    

 - Magnésio, cálcio, manganês, potássio, entre outros;

- Flavonóides com propriedades antioxidantes;

- Gordura saudável;

- Vitaminas, nomeadamente B1, B2, B3, B5, B9 e vitamina E;

- Fibras e proteínas.

Entre os seus benefícios pode-se destacar a melhoria do funcionamento cardiovascular e redução dos valores da pressão arterial pela presença dos flavonóides, é um facilitador dos processos digestivos devido à presença de fibras e sua acção sobre a produção de enzimas digestivas. O cacau cru tem uma enorme capacidade antioxidante, sendo um neutralizador de radicais livres. Conduz ainda a uma melhor capacidade física e mental, tendo-se verificado que existem substâncias presentes no cacau cru que promovem a circulação e biodisponibilidade de serotonina e outros neurotransmissores responsáveis pelo combate à depressão e melhoria do humor.

O mel é um alimento naturalmente doce, é um alimento rico em proteínas e sais minerais, como o potássio e magnésio, sendo também um bom estimulador do sistema imunitário, um bom anti-séptico, expectorante, diurético, calmante, anti-reumático. O mel é um facilitador da digestão por conter enzimas que auxiliam esse processo, promovendo o funcionamento intestinal. É quase tão doce como o açúcar branco, portanto não é recomendado para diabéticos e também pouco adequado para crianças menores de 3 anos pelo risco destas contraírem uma bactéria que ocasionalmente se encontra no mel e que pode levar a intoxicações.

As sementes de chia são uma grande fonte de ómega 3 que actua contra a inflamação do organismo, responsável por várias doenças. Fonte de proteínas, cálcio, ferro e magnésio. Rica em vitamina B e antioxidantes. É excelente para evitar a prisão de ventre, em regimes dietéticos, previne o envelhecimento precoce, estimula o sistema imunitário, melhora a saúde cardiovascular e colabora na redução dos valores de colesterol.

Por último, a canela é uma especiaria com propriedades anti-fúngicas, anti-bacterianas e anti-parasitas. É um alimento anti-inflamatório, ajuda na estabilização da glicemia sanguínea, (muito boa para diabéticos), colesterol e triglicéridos. Possui manganês, cálcio, ferro e fibras, sendo estas últimas muito úteis no funcionamento intestinal e prevenção do cancro do cólon. Consta também que cheirar canela contriubui para a melhoria da memória e desempenho intelectual.